Todo time de futebol tem sua história, e um time com quase 125 anos tem muita coisa para contar. Então separamos para você 30 curiosidades do Flamengo, para quem é torcedor ficar por dentro e relembrar a história desse gigante do futebol brasileiro.

Afinal quem tem seu time de coração sabe as alegrias e tristezas que passa e quanto sofre junto dele. Com a nação rubro negra não é diferente. O Flamengo é um dos maiores times do mundo e arrasta uma das maiores torcidas esportivas já existentes. É torcedor que não acabada mais.  



RELACIONADAS




Desde o começo da sua história, antes mesmo de ter um time de futebol, até os dias de hoje com as cores vermelho e preto, o Flamengo já passou por muita coisa. Mudança de mascote, ídolos adorados até hoje, hinos, e melhores partidas são só algumas das curiosidades sobre o time, que vocês verão hoje.  

30 curiosidades que todo torcedor do Flamengo deve saber

30-curiosidades-do-Flamengo
30 curiosidades do Flamengo. Foto: Reprodução.

1 – Da água à terra, quase 125 anos de história

Fundado em 17 de novembro de 1895, o Clube de Regatas do Flamengo foi criado para competições de remo, que era o esporte que dominava o Rio de Janeiro, na época. Foi só em 1911 que o Flamengo ganhou espaço no futebol, com a formação do seu primeiro time, dando início a sua trajetória nos gramados.  

2 – Flamengo, do bairro ao nome do clube

Criado no Bairro do Flamengo, pelos jovens que queriam participar das competições de remo, o Clube Regatas do Flamengo, teve sua inauguração no casarão de Nestor de Barros. Recebendo o nome do bairro, que inclusive é uma alusão aos navegadores holandeses, chamados de flamandes (flamengos), pelos franceses, por viverem na região de Flandes. E estiveram na praia que recebeu seu nome.  

3 – Antes do vermelho e preto as cores eram outras

Aposto que a primeira coisa que se pensa ao falar em Flamengo é sua bandeira vermelha e preta, mas a princípio as cores do clube não eram essas. A primeira bandeira, idealizada em 1895, tinha as cores azul e dourado, que foram trocadas porque desbotavam muito, dando lugar para o tradicional vermelho e preto.

4 – Primeira partida, primeira vitória

Em 3 de maio de 1912, o Flamengo entrava em campo contra o time do Mangueira. No campo do América, o time rival era composto por operários da fábrica de chapéus Mangueira, que recebeu uma goleada de 16 x 2. Em seu primeiro jogo o Flamengo já saia vitorioso, mostrando à que veio.

5 – Uma vez Flamengo, sempre Flamengo

Embora a Marcha do Flamengo, composta por Lamartine Barbo em 1950, seja hoje considerado o Hino do Flamengo, o hino oficial foi criado em 1932 por Paulo Magalhães, ex-goleiro do time. “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”, no entanto caiu no gosto do povo e é hoje considerado o hino do time, quem nunca ouviu e cantou que atire a primeira pedra.

6 – Marinheiro Popeye já fez parte da história do Flamengo

Sim, o personagem Marinheiro Popeye, do desenho animado e histórias em quadrinhos. Ele foi o primeiro mascote do Flamengo, a partir de 1942, escolhido pelo cartunista Lorenzo Molas, durante um campeonato carioca, em que seria feito uma história em quadrinhos com personagens de cada time. Popeye foi escolhido por representar a força e valentia do clube, em conseguir reverter situações quase impossíveis e sua ligação com o mar.

7 – O Urubu já foi xingamento  

Para provocar os flamenguistas, as torcidas rivais os chamavam de urubus, a principal motivação? Muitos torcedores eram afrodescendentes e baixa renda. Já ouviu falar em redefinir conceitos, pois é ,foi isso que a torcida rubro negra fez em uma partida contra o Botafogo.

Os torcedores rivais, do time para o qual não ganhavam a dois anos, utilizavam a ave como xingamento e sabendo disso alguns torcedores flamenguistas levaram um urubu para o estádio e soltaram antes de começar a partida levando a torcida à loucura. E o Flamengo à vitória, consagrando a ave como o mascote do time, pois deu sorte no jogo.

8 – Tricampeão contra Seleção Brasileira

Amistosos contra a Seleção Brasileira já foram realizados na história do nosso futebol, e vamos ser sinceros pela Seleção já passaram grandes nomes e formações de peso. Acontece que mesmo assim, o Flamengo saiu vitorioso todas as vezes que jogou contra a Seleção, e não foi uma nem duas vezes. Sim o Flamengo já jogou três vezes contra a Seleção Brasileira e ganhou as três partidas.

9 – Flamengo não tem rival

Mais uma curiosidade fortalecida pela história do mascote do Mengo, quem é flamenguista não possui rival. Os times que jogam contra podem xingar, reclamar, chorar, mas a verdade é que o rubro-negro não está nem aí. Afinal, se tem uma coisa que ele sabe é que seu time é gigante, então se divertem com o desespero das outras torcidas sabendo que o Flamengo “tá na boca do povo”.

10 – Flamengo até na música

“Alô torcida do Flamengo, aquele abraço”, o trecho da música composta e gravada por Gilberto Gil, em 1969, pouco antes de ser exilado em Londres, é como uma despedida do cantor ao país. No entanto, especula-se que o trecho que cita o Flamengo é uma provocação ao time, visto que Gil é tricolor. No fim das contas a provocação virou só mais uma forma de fortalecer o Mengão.

11 – Outras composições

Não é só de provocação que o Flamengo vive no mundo da música, muitos cantores e compositores homenagearam seu time de coração durante a história do clube. Um dos mais assíduos no lançamento de canções sobre o time é Jorge Bem Jor, com pelo menos três músicas que citam o time. Além de outros nomes de peso como Wilson Batista, Sandra de Sá, Moraes Moreira, João Nogueira, Bebeto, Claudinho e Buchecha e Marcelo D2.

12 – Campeão se cria em casa

Tem muito clube que adora comemorar contratação como se fosse título. O Flamengo é diferente. Depois de uma geração que ganhou tudo que podia e não podia vindo da própria casa, o torcedor rubro-negro sabe que o Urubu tem ninho farto para trazer títulos. Berço de craques como Zico, Junior e mais. Não dá para negar que craque o Mengão faz em casa.

13 – Penta é o Brasil. O Flamengo é hexa

Em 2009, o Flamengo conseguia seu feito histórico, o título de hexacampeão veio após uma luta acirrada e suada. Pois, já no segundo turno ele chegou a marcar uma diferença de 11 pontos a menos que o líder do campeonato. Vencendo com 67 pontos, a menor pontuação da história, que rendeu uma grande vitória.

14 – Era mais vitoriosa

Mesmo sendo um dos times mais poderosos atualmente, foi em meados de 1980 e 1987 que o Flamengo mais ganhou partidas, dominando os campeonatos brasileiros e sul-americanos, conquistando 4 brasileiros, uma libertadores e um mundial.

15 – Natal é em 03 de março

Data especial para os saudosos da época em que Zico era jogador do Flamengo. Considerado o maior ídolo da história do clube, o Galinho de Quintino, segue inabalável no coração dos torcedores do Flamengo. Isso se mostra pela data de aniversário do craque, comemorada todos os anos no dia 03 de março, quase como um Natal.

16 – Tricampeonato carioca sob o Vasco da Gama

Chamar um Vascaíno de Vice deve ser algo que todo flamenguista já fez, isso porque entre 1991 e 2001 o Flamengo venceu o campeonato carioca todos os anos, e por azar do destino do rival, todas contra o Vasco. Tornando em 2001 o time “tri-vice” do Mengão, com um gol de falta aos 42 do segundo tempo. Inesquecível para qualquer torcedor.

17 – Rei do Rio

Já notou algumas bandeiras, em dia de jogo, com os dizeres “Rei do Rio”? Isso se dá porque o Flamengo domina o futebol carioca. Afinal, não seria por menos, com 35 títulos em Campeonatos Cariocas, 7 títulos em Campeonatos Brasileiros, 2 títulos na Copa Libertadores e Campeão Mundial por uma vez. Ser chamado de rei parece mais que justo.

18 – Campeão Mundial

Em 1981 o Flamengo realizou um feito único, consagrando-se como o único time a sul-americano a derrotar um time europeu com mais de dois gols de diferença. O título de Campeão Mundial foi conseguindo em uma partida contra o Liverpool, da Inglaterra, em que o Mengão venceu de 3×0.

19 – Melhor ataque do mundo, ou quase

Em 1995, com Romário no time, junto a Sávio e Edmundo, montaram um ataque, que foi considerado “o melhor ataque do mundo”. Acontece que, no ano de seu centenário, a estratégia mostrou-se um fiasco e o desempenho frustrante do trio fez com o ataque virasse piada, sendo chamado de “pior ataque do mundo”.

20 – Fla-Flu o clássico mais conhecido do país

Fla-Flu é de longe um dos clássicos mais conhecidos de todo o Brasil, goste ou não de futebol, torça ou não para um desses times, certamente todo mundo já ouviu falar da rivalidade entre o Flamengo e o Fluminense que tem raízes desde a formação dos clubes.

Afinal o Flamengo começou com a saída de alguns jogadores do Fluminense que escolheram o clube de remo para chamar de lar. Por parte dos fluminenses esse seria o motivo de rivalidade, já os flamenguistas se doeriam com a derrota para o Fluminense logo no primeiro jogo contra, por 3×2.

21 – Primeira Camisa do Flamengo

A primeira camisa do time que recebeu as cores preta e vermelha em xadrez levou o nome de Papagaio de Vintém, mas ao que parece a camisa só trouxe azar. O agouro em volta do designe aumentou quando ela foi reutilizada em 1995 e dos nove jogos que o Mengão participou não ganhou de nenhum. Já em 2015, quando voltou a utilizar a blusa xadrez, time perdeu duas partidas para poder quebrar a maldição.

22 – Ainda Sobre Camisa

Em 1913, depois da blusa xadrez, foi testada uma nova estampa para a camisa do time, essa possuía as tradicionais listras pretas e vermelhas, mas intercaladas por uma linha branca. Na época, perto da primeira guerra, lembrava as cores da bandeira alemã, fazendo com que fosse mudada para a atual vermelha e preta.

23 – Não é só de futebol que vive o Flamengo

 O Clube Regatias do Flamengo vai muito além do futebol, a história da sua fundação é só uma dessas provas, criado para competições de remo, embora hoje seja mais conhecido pela força de seu time de futebol. O Flamengo tem times basquete, voleibol, showbol e handebol. Seu time de basquete é inclusive o time de basquete brasileiro com mais vitórias.

24 – Escudos do time

O Flamengo coleciona nove escudos, o primeiro representado por uma âncora atravessada em “x” por dois remos, simbolizando o esporte que praticavam na época, em vermelho com o fundo preto. Os escudos foram evoluindo, e ao longo do tempo perdeu a ancora e os remos, embora até hoje muitas pessoas ainda o utilizem. Havendo inclusive variação de cores, tendo mesclado as cores clássicas com branco e dourado.   

25 – Mengão Inspiração

Não por menos, o Flamengo virou inspiração nacional e internacional para a criação de novos clubes. No Piauí, em São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina, Inglaterra, Bolívia e Peru, são exemplos de lugares que homenagearam o Mengão. Com a criação de seus próprios times: Flamengo do Piauí, Associação Atlética Flamengo, de São Paulo, Bromley Flamengo FC e Flamngo FC, na Inglaterra e Flamengo de Chiclayo, no Peru.

26 – O Gigante no Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é provavelmente um dos mais conhecidos do país. Inaugurado em 1950, sediou o primeiro jogo do Flamengo, maior time do país, ainda naquele ano, no dia 23 de julho, conta o Bangu, que foi derrotado pelo Mengão numa partida de 3×1.

27 – Fio Maravilha nós gostamos de você

Uma das canções mais conhecidas de Jorge Bem Jor, Fio Maravilha, pode não ser entendida por todos, mas todos os torcedores do Flamengo, principalmente os mais antigos, sabem que Fio Maravilha se trata de João Batista de Sales, que atuava como atacante do time. A música foi lançada no álbum de 1972, de Jorge Bem Jor.

28 – Falando em ídolos  

Gabigol é atualmente o maior ídolo do Rubro-Negro.  Não por menos, o atual atacante do Flamengo, só precisou de um ano e meio para conquistar o coração dos torcedores do Mengão. Fazendo história no time ao marcar dois gols na final da Libertadores em 2019, fora as diversas jogadas que contribuíram para a vitória, em Lima.

29 – Técnicos importados

Não foram só técnicos brasileiros que passaram pelo maior time do país, pelo Flamengo já passaram alguns treinadores que vieram de fora para dar sua contribuição para o clube, entre eles Fleitas Solich e Modesto Bria, do Paraguai, Charles Willians, da Inglaterra, Ernesto Santos e Candido e Oliveira, de Portugal entre outros nomes do futebol internacional.

30 – A torcida do Flamengo é uma nação

30-curiosidades-que-todo-torcedor-do-flamengo-deve-saber
Nação Rubro-Negra. Foto: Reprodução.

Por fim e talvez mais importante: a torcida do Flamengo é a maior do mundo. E é provável até que você já soubesse disso, afinal, basta observar os estádios lotados e as torcidas pelo time do Rio de Janeiro, por todo o Brasil. São mais de 33 milhões de corações rubro-negro palpitando juntos pelo time.

Com tantos anos de história era de se esperar que o Mengão tivesse tantas curiosidades. Algumas mais conhecidas, como sua torcida tão gigante quanto o time, outras mais escondidas como o motivo de seu mascote ser um urubu. Mas o que importa é que todas esses pequenos detalhes levam o Flamengo a ser o time que é.

1 COMENTÁRIO

  1. Esqueceram do mais preparado e que revolucionou os métodos de treinamento no Brasil: o húngaro Dori Kruschner. Era tão avançado que durou pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui