Gomes é Volante e tem apenas 19 anos, é uma das promessas da base Rubro-Negra. O jogador nasceu em Ramos, subúrbio do Rio de Janeiro e morava com a mãe e a Avó. Ele foi aprovado na base do Fla aos 8 anos de idade e desde então nunca mais saiu.
A paixão do jovem jogador pelo futebol começou por conta do seu Avô, Mirinho, que o levava em jogos desde criança e incentivava o menino.
RELACIONADAS
A mãe do garoto, Monique, dizia que o avô sempre dizia que ele seria jogador:
– Meu pai sempre foi o maior incentivador. Ele sempre acreditou. Ele foi treinador de um time amador há muitos anos, e costumava falar para mim: “Monique, o João vai ser jogador. Se ele não jogasse bola, eu não ia perder o meu tempo, não ia gastar dinheiro de passagem para lá e para cá. Eu sei que ele vai ser jogador” – disse Monique.
O avô Mirinho faleceu ano passado e o João Gomes fez questão de eternizar as lembranças de seu ídolo, na pele. Uma tatuagem onde um senhor espera um ônibus segurando a mão de um garoto, rumo ao Maracanã.

Gomes tem na memória muitas das dificuldades como: Horas de transporte público, correria e muita garra. A referência ao ônibus, na tatuagem, é por conta da Linha-460, que o levava de São Cristovão, zona norte, até a Gávea para participar dos treinamentos.
– A gente pegava dois ônibus. Tinha que comer no ônibus, às vezes tinha que descer e terminar de comer na Leopoldina. Sempre acreditamos. Meu pai realmente acreditou que o João poderia chegar ao profissional do Flamengo. E todos nós somos flamenguistas – completou Monique.
Gomes sempre foi tratado como promessa, mas teve seus momentos de dificuldade quando não foi muito usado nas partidas. Sua mãe o aconselhou a sair do Flamengo mas o menino foi bem sucinto:
– Eu só vou embora do Flamengo no dia em que o Flamengo não me quiser mais – disse Gomes.
Libertadores e convocação para seleção
O volante sempre foi muito focado em não desistir e foi recompensado com a titularidade em 2019, no sub20, onde teve 5 conquistas, como o Carioca, Brasileiro e Supercopa.
Chegou a ser convocado pela seleção sub-20 e hoje compõe a lista de relacionados para o jogo da competição mais importante da América, Libertadores, mostrando que não se pode desistir nunca de seus sonhos.
O Mengão entra em campo pela libertadores, o jogo será nessa quinta-feira (17), às 21h (de Brasília), no estádio Casablanca, contra o Independiente Del Valle, atual líder do grupo A.
Esperamos ver esse jogador brilhar muito com a camisa Rubro-Negra.