O ano de 2020 está uma loucura para, praticamente, todo mundo. A Rede Globo dominou por muito tempo os direitos das principais equipes e competições do país, o cenário aos poucos tem mudado com outras emissoras e serviços de streaming ganhando mais espaço, como a Libertadores no SBT.

Um pouco desse processo tem causa direta com decisão do Rubro-Negro, que não assinou contrato com a Globo para os jogos do Campeonato Carioca, o que desencadeou em uma série de ações.



RELACIONADAS




Em meio a isso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), abriu um processo para investigar atos do grupo televisivo.

A informação detalhada vem do Rodrigo Mattos, da UOL e mostra que o Flamengo foi citado na denuncia termo sobre “Exclusividade x Monopólio”, uma vez que, mesmo com a MP do mandante, que visa o clube ter mais autonomia na transmissão como mandante, o time não teve liberdade para negociar suas transmissões livremente.

CONFIRA A JUSTIFICATIVA DO CADE:


 “É o que ocorreu no Campeonato Carioca temporada 2020, cujos direitos de transmissão foram negociados entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o Grupo Globo. Ocorre que a referida negociação não incluía um dos times participantes do evento, o Clube de Regatas do Flamengo. Assim, mesmo sem ter contrato com todos os participantes, a emissora impedia que o clube excluído do contrato oferecesse suas partidas a outra rede de televisão, já que em qualquer partida o clube enfrentaria algum time com contrato vigente com o grupo Globo. Em suma, impedindo que o clube decidisse, de forma autônoma, a negociação de seus jogos, a regra da concordância possibilitava a instituição de monopólios de fato nos campeonatos de futebol.”

No inquérito aberto pelo CADE, são passados seis pontos em que a emissora será investigada. Alguns deles têm ligações a fatos como: limitar ou interferir no mercado, para dificultar transmissões em outras empresas; pagar valores inferiores a clubes que assinam com outras emissoras.

A Rede Globo vem perdendo o monopólio das transmissões. A Copa Libertadores e o Campeonato Carioca teve a exclusividade do SBT, inclusive, o Rubro-Negro entra em campo nesta quarta-feira (30), contra o Independente Del Valle, no estádio do Maracanã. A partida terá transmissão exclusiva do SBT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui